Férias: Período de se esbaldar

frog-897420_960_720

Férias merecidas e necessárias

As férias chegaram agora é tempo de “chutar o pau da barraca”, de esbanjar, comer e beber de tudo e mais um pouco. Que maravilha!

Não, não é bem assim a vida de quem tem uma doença crônica e no meu caso, como sou portador de Espondilite Anquilosante, tenho que me controlar na alimentação e não relaxar no esporte, pois todas as evoluções adquiridas podem ser perdidas.

Vida Normal nas Férias

PorDoSolSantaMargaridaMG

Um por do sol na montanha é rejuvenescedor

É comum ver as pessoas de férias postando fotos na praia, esbanjando com comidas e bebidas. Parece que isso é o normal nas férias e, até certo ponto, deve ser mesmo, pois férias é para sairmos da nossa rotina normal e viver uma festa diária. Contudo, os cuidados com a saúde não devem ser esquecidos. Principalmente por nós portadores de alguma doença crônica.

A alimentação associada à prática constante de esporte podem e fazem muita diferença em nossa vida e não podemos deixá-las de lado. A vigília é constante e diária para termos uma condição de vida mais amena e menos dolorida, ou como no meu caso, total ausência de dores.

Estou de férias, vou me esbaldar

PorDoSolBikeSantaMargaridaMG

Pôr do sol e bike é uma união perfeita

Até certo ponto essa frase não é de toda mentira. Minhas férias começaram oficialmente hoje, porém no final de semana eu pedalei 145,920 quilômetros pelas montanhas do lindo estado de Minas Gerais. Foram 2 dias consecutivos de muita pedalada, subida de montanhas e paisagens bonitas, sem me descuidar com atenções básicas que precisamos ter como: alimentação saudável, postura corporal, aquecimento e alongamentos.

Algumas atitudes na vida já viraram rotina para mim e não mais são chatas ou constrangedoras, para mim são sinônimo de bem estar e vida saudável. São hábitos em minha vida que eu passei a gostar e sentir necessidade de fazer.

Tudo começa pela motivação em fazer e vira um hábito constante e prazeroso.

Planejamento nas Férias

HélioFilhoAltoDaSantinhaCaparaóMG

Alto da Santinha na região do Caparaó-MG

Vou, como todos, me esquecer da minha rotina profissional. Dormir mais que o normal, comer um pouco mais que o normal também, mas jamais vou deixar de fazer tudo aquilo que me enche de vida e revigora diariamente.

Para onde quer que eu vá nessas férias, vou levar minha bicicleta para fazer alguns pedais. Não vou deixar de curtir minha família, mas não vou me relaxar também.

Meus treinamentos esportivos e musculação funcional não serão esquecidos. Vou chegar na cidade em que vou passar alguns dias e procurar uma academia para fazer ao menos o básico, uma vez que não terei o acompanhamento do meu educador físico.

HélioFilhoMontanhasDeMG

As belas montanhas de Minas Gerais

Minha alimentação sairá um pouco do padrão, mas com responsabilidade e cuidado. Enfim, estando na casa de outras pessoas, por mais que sejam pais e sogros, é difícil manter a alimentação tão controlada quanto eu tenho, mas não vou esbanjar.

Vou continuar tomando meus vinhos, afinal eu gosto muito e faz muito bem e evitando ao máximo as cervejas devido à fermentação e grande concentração de amido.

A postura corporal é algo que tento não me descuidar, portanto não há o que dizer sobre ela. O planejamento é manter o corpo firme e forte.

O que mais preciso e busco nessas férias é sossego e paz.

Enfim, que venham as férias com curtição e muitas alegrias! Seja bem-vinda férias!

Eu optei por viver intensamente a vida e não a dor!

 

Sou Hélio Filho, casado com Jordana Cunha, tenho 39 anos, tenho uma vida tranquila e ao mesmo tempo agitada. Não sou fumante, não faço uso de drogas e nem álcool em excesso. Trabalho como analista de sistemas e professor universitário. Sou formado em ciência da computação, com algumas especializações e experiências diversas. Desde Janeiro de 2013, adquiri como hobbie o ciclismo na modalidade Cross Country e venho descobrindo novas paixões envolvendo a bike e seu universo. O ciclismo me levou a mudar minha rotina de dormir tarde, me alimentar mal e não me preocupar com esportes. Atualmente pratico, além do ciclismo, treinamento funcional e musculação. Pretendo em breve, inserir um dia de natação. Tenho o diagnóstico de EA desde agosto de 2015, após 1 ano de consultas, exames e, até mesmo, uma suspeita de câncer. Após o diagnóstico muitas coisas mudaram em minha vida, pois passei a me preocupar com coisas relativamente simples e que eram desapercebida por mim e pela maioria das pessoas. Uma dessas preocupações que tenho atualmente é em relação à postura corporal. Dentre as diversas atividades que me proponho destaco a liderança de um grupo de ciclismo e as ações solidárias/voluntárias que amo.

Publicado em Férias
Um comentário em “Férias: Período de se esbaldar
  1. Jordana disse:

    E vamos curtir nossas férias‼️‼️‼️‼️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🎉🎊

    Curtir

Deixe um comentário

