Respirar e Ter Tranquilidade

SonharInspirarRespirar é uma arte muito importante para nós seres humanos. É algo que fazemos primeiro mesmo ates que nos alimentar ao nascermos.

Aprender a respirar é o primeiro desafio humano e é extremamente importante que esse ato seja realizado com qualidade, apesar de ser totalmente mecânico e instintivo. Indo além do ato de inspirar e expirar.

Sonhe, inspire, tenha coragem e harmonia.

Qualidade da Respiração

HélioFilhoRespirar1
O importante é sair da zona de conforto

Aprendi à duras penas que a qualidade da respiração é muito importante para nós, tanto quando a água que bebemos.

Sempre senti dores de cabeça muito fortes e o diagnóstico era sempre o mesmo, ou seja, sinusite. Jamais me falaram que era causado pela forma errada pela qual eu respirava. Até que um dia fui direcionado para uma otorrinolaringologista que diagnosticou um desvio de septo e me orientou para a cirurgia.

Após a recuperação terrível da cirurgia, percebi o quanto eu respirava mal e como eu poderia aproveitar melhor minhas fossas nasais. Reaprendi a respirar e realmente as constantes dores de cabeça findaram por muitos anos, até que em janeiro de 2017 eu tive uma forte crise de sinusite e resolvi novamente consultar uma otorrino que diagnosticou um retorno do desvio de septo. Como as crises são muito espaçadas, estou ainda decidindo se me submeto à nova intervenção cirúrgica.

sports-2282916_960_720
Viver intensamente e feliz

Outra situação que percebi a importância da respiração é durante minhas pedaladas. Subir morro com respiração irregular é muito mais difícil que manter uma respiração cadenciada e transpor as adversidades. Isso ocorre também no cotidiano com demais situações, até mesmo as hostis. Basta respirar fundo e reorganizar os pensamentos.

Após essas duas experiências, eu aprendi a controlar melhor minha respiração para um melhor condicionamento físico e até mesmo melhores tomadas de decisões.

Percebi ainda que uma respiração mais cadenciada ajuda na manutenção de uma frequência cardíaca mais eficiente e, quem sabe, até controle da pressão arterial.

Quando estamos nervosos ficamos com uma respiração mais curta e maior frequência cardíaca, com uma respiração mais longa controlamos a frequência cardíaca e reorganizamos os sistemas do nosso corpo.

Entendo que os meditadores e praticantes de Yoga já chegaram à essa conclusão muito tempo atras, mas é sempre bom aprendermos e é isso que estou fazendo constantemente com a EA.

Buscas

HelioFilhoRespirarArPuro
Viver bem e feliz

Ler é algo que me faz muito bem e desde quando fui diagnosticado com EA venho buscando alternativas saudáveis de vida. Busco ler assuntos relacionados à vida saudável, viver sem estresse e qualidade de vida.

Numa dessas pesquisas, encontrei a importância da respiração num artigo de Sara Matos intitulado Você conhece sua respiração? que me levou à pensar em como eu respirava mal e por que melhorei.

Há algum tempo venho observando que o controle da respiração me ajuda a conseguir melhores resultados no ciclismo e na academia. Manter uma respiração cadenciada me auxilia a manter o controle e a concentração. Os resultados são surpreendentes.

Dias atrás eu estava lendo em algum lugar que o controle da respiração auxilia até mesmo no emagrecimento, por não ser uma fonte confiável não a colocarei aqui. Mas vou continuar minhas pesquisas nesse tema uma vez que o emagrecimento saudável é importante para mim em relação à EA.

São diversas situações do cotidiano que a respiração pausada, lenta e longa nos auxiliam. Algumas situação são retratadas pela Karina Possa Abrahão em Inspire, expire e não pire e realmente termos esse controle sobre a respiração pode mudar muitas situações em nossa vida.

Segue situações que consegui melhorar com o controle da respiração:

  • Melhorei minha qualidade de sono
  • Diminuí o ronco durante o sono
  • Diminuí o meu nível de estresse
  • Consegui melhores resultados no ciclismo e na academia
  • Consegui melhores tomadas de decisão
  • Diminuição da frequência cardíaca em subidas de Mountain Bike
  • Menos sentimento de cansaço ao realizar atividades aeróbicas
  • Melhoria na mastigação dos alimentos

O que pretendo ainda melhorar:

  • Algumas situações deixo nítido minha alteração respiratória
  • Por respirar fundo constantemente, aparento estar impaciente
  • Melhorar ainda mais a qualidade e controle da respiração
  • Fazer a cirurgia de desvio de septo

Sendo assim: Calma, respire fundo e vamos à luta!

Eu optei por viver intensamente a vida e não a dor!

6 comentários sobre “Respirar e Ter Tranquilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s