O Estresse e a Espondilite Anquilosante

SeSentirSozinho
Se sentir isolado/sozinho

Doenças crônicas que causam dores possuem, em sua maioria, gatilho para mais dores com o aumento do estresse. Ou seja, com o aumento do estresse mais dores se sente e sentir dor causa estresse. Portanto, como sair desse ciclo vicioso?

Por experiência própria já percebi que ao menor aumento de estresse me sinto mais incomodado com algumas situações que julgo fazerem parte da Espondilite Anquilosante.

Eu já percebi que em vários momentos de estresse sinto dores estomacais que aumentam o meu nível de estresse e algumas dores nas articulações dos membros, como punhos e tornozelos. Essas dores desaparecem como mágica assim que os momentos estressantes se findam.

Gerenciar a vida

Infeliz
Ser ou estar infeliz

Muito fácil falar, mas complicadíssimo demais de aplicar. Essa é uma verdade absoluta no que tange ao auto gerenciamento da vida, mas é extremamente necessário.

Para as pessoas que não possuem doenças crônicas já é muito complicado de conviver com o estresse do dia a dia. Quando se pensa em todas as dificuldades que o estresse provoca e se leva para o lado de pessoas com doenças crônicas a situação é ainda mais complexa.

Já existe todo o estresse de se ter uma doença crônica, de se sentir dores diariamente, de se sentir inferiorizado por ter uma doença, do medo das dores aumentarem e da incompreensão das pessoas ao nosso redor de não compreenderem a nossa situação. Muitas vezes achando que é apenas “frescura” nossa.

É fácil ter uma doença crônica?

Um passo de cada vez

Buscar por perspectivas que facilitem o cotidiano é algo extremamente importante para nós portadores de doenças crônicas. Tudo que puder aliviar a rotina, diminuir o nível de estresse e gerar maior qualidade de vida é importante que seja priorizado e que nos sintamos motivados à tais ações.

O que eu devo fazer para que amanhã seja melhor que hoje? Essa é uma pergunta que me faço todos os dias e que, ainda, não tenho uma resposta única, pois nossas vontades são mutantes assim como nossos dias. Por isso, essa é uma equação muito emblemática.

É preciso tentar equalizar essa equação entre o estresse e a qualidade de vida, porém como?

Tudo posso, porém nem tudo me convém

LiberdadeNaNatureza
Viva leve e intensivamente

Viver em sociedade não é nada fácil e há quem afirme que a humanidade não deu certo (Niilismo?). Só que de alguma forma fomos inseridos nessa sociedade e, infelizmente, há muitas regras de convivência que muitas vezes nos forçam à um estresse desnecessário.

Desde crianças somos submetidos à uma carga de responsabilidade que nos orienta para o estresse que nos acompanhará por todas as fases da vida e como conviver com o estresse ou não deixar que ele nos coordene?

Existem alternativas que tentam amenizar o estrago que o estresse provoca em nós e à nossa volta, porém nada é tão fácil de se fazer quando somos doutrinamos ao comodismo.

Futebol, trânsito, política e religião são temas polêmicos e que geram enorme desconforto, então os abandone ou fique com sua opinião apenas para você próprio.

Pratique menos discussões e mais atividades físicas, alimentações saudáveis, atitudes saudáveis e ao ar livre. Viva e deixe viver.

PermitaSe
Permita-se

Elimine o que te mata e potencialize o que promove a vida. Muitos alimentos matam lentamente, muitos produtos químicos matam lenta e silenciosamente, portanto busque alimentos que geram vida. Aproveite a natureza ao seu redor.

Tem parque ou praça próximo à você? Você conhece e usufrui do parque ou praça? Comece hoje mesmo.

Você tem quintal em casa? Aproveite esse quintal, faça sua horta, produza seus alimentos, ande descalço e libere a energia negativa de seu corpo na terra do seu quintal.

Pratique atividades físicas, pratique alimentação saudável, pratique o desapego do estresse e pratique a vida.

Nas minhas buscas por melhor qualidade de vida deixei algumas coisas de lado e passei a fazer outras que me ajudam a viver em paz comigo mesmo. Dentre elas destaco:

  • Não utilizo carro como meio de transporte;
  • Uso a bicicleta para me ir e voltar do trabalho;
  • Não assisto mais a futebol e deixei de ser torcedor;
  • Abandonei a docência;
  • Faço massagem relaxante e desportiva 1 vez por semana;
  • Converso comigo mesmo;
  • Como ao menos 3 frutas por dia;
  • Evito carboidratos de rápida absorção;
  • Ando descalço;
  • Amplifico meu contato com a natureza;
  • Evito, ferrenhamente, o centro da cidade em que vivo;
  • Não participo de grupos de WhatsApp de família;
  • PMPS – Problema Meu ou Problema Seu
    • O que eu posso resolver é problema meu
    • O que eu não posso resolver é problema seu
  • Pratico ao menos 2 tipos de atividades físicas semanais;
  • Eu me amo

Uma situação que penso sempre é: toda dor que eu sinto é culpa da EA ou existe comodismo da minha parte? Se eu não tivesse a EA, nenhum dos meus problemas existiriam? Eu uso a EA como desculpa para não querer fazer o que me tira da minha zona de conforto? Para responder à esses questões é extremamente importante conversar consigo mesmo e se conhecer diariamente.

Eu optei por viver intensamente a vida e não a dor!

2 comentários sobre “O Estresse e a Espondilite Anquilosante

    • Olá Arnaldo, obrigado pelo incentivo. Eu estou no estado de remissão e portanto não faço uso de nenhuma medicação, porém me controlo muito com a alimentação, a prática constante de atividades físicas, cuidados com postura corporal e ingestão de muita água durante o dia. A hidratação é algo muito importante. Algumas atitudes simples ajudam muito, como por exemplo a inclusão de cúrcuma e gengibre na alimentação diária.

      Curtir

Deixe um comentário