Se sentir bem é um remédio

dsc_0046942547630619065812.jpg
Uma bela barriga

Eu sempre fui e sempre me considerei gordo e de fato sou para minha estatura. Eu tenho 92 kg e 1,73 de altura, se eu for metrificar apenas pelo Índice de Massa Corporal serei classificado como obesidade moderada.

Em outros momentos da minha vida, eu me sentia muito incomodado com isso. Mas tudo mudou quando procurei ajuda profissional e uma orientação nutricional melhor e mais condizente com meu cotidiano.

Atualmente, sou muito feliz com minha condição física e me sinto muito melhor com 40 anos que quando eu tinha 30. Me sinto mais jovem com os meus 40 anos e com minha forma física, ainda que gordo.

Sou gordinho, mas sou feliz

comparacao2018
Mudança com a prática esportiva

Eu emagreci muito nos últimos 5 anos dado algumas mudanças de de hábito que eu fiz. Uma delas foi a inclusão de atividade física constante, além de uma alimentação com acompanhamento nutricional.

Me sinto muito mais capaz de realizar algumas coisas atualmente que quando eu tinha trinta e poucos anos. Me lembro que no auge do meu maior peso, aproximadamente 100 kg, eu mal conseguia amarrar os sapatos sem sentir falta de ar.

Algumas atividades diárias eram muito difíceis devido à barriga atrapalhar muito ou mesmo o sobrepeso não deixar que ações que necessitassem de uma respiração mais eficiente fosse possível.

Eu cheguei a ter 34% de gordura corporal e atualmente estou com 19%. É uma vitória muito grande, pois atualmente não há o que eu não consiga fazer por limitações do peso. Tarefas simples se tornaram realmente simples.

Dentre diversas melhorias que alcancei, me sinto na obrigação de sitar o sono. Durante anos em minha vida eu tive problemas com insônia e atualmente durmo muito bem e relaxadamente.

Outro ponto de destaque é o calor exagerado que eu sentia no passado e que atualmente acabo sentindo frio em situações que outrora não sentia.

Minha postura corporal melhorou drasticamente e com isso aquelas dores nas costas, na lombar e no pescoço causadas pelo excesso de pressão por trabalhar sentado e em postura errada findaram.

Sentir dor é algo que incomoda muito e altera em muito o humor de quaisquer pessoas, mas muitas das dores que sentimos pode não ter relação alguma com a Espondilite Anquilosante. Por isso eu sempre me desafio ao sentir alguma dor ou incômodo e o desafio sempre começa com a pergunta “Se eu não tivesse espondilite anquilosante, eu sentiria essa dor?”. Difícil saber? Sim, é muito difícil. Mas é um exercício muito interessante e que me faz me conhecer um pouco mais a cada dia.

Meu dia

20180929_0856315299233369803949368.jpg
A prática do Mountain Bike

Meus desafios diários iniciam na cama. Me dou ao luxo de, ao acordar, me dar 10 minutos para me espreguiçar. Agradeço demais à Jordana por me proporcionar esse momento tão importante em minha vida.

Nesses 10 minutos, tento esticar todas as articulações do meu corpo e me aquecer para o dia que se inicia.

Após esse momento, faço questão de tomar um café junto à mulher que me escolheu para viver ao seu lado e que me completa em tudo. Até nas brigas que todos casais têm.

Enquanto a Jordana prepara o nosso café, eu vou arrumando minhas coisas para ir trabalhar. Afinal tenho que colocar roupa extra na mochila, lubrificar a corrente da minha bicicleta, pegar luzes e confirmar que tem bateria para o retorno para casa.

HelioFilhoTransporteUrbano
Transporte urbano de bike

Minha parte de atividade aeróbica começa com meu trajeto para o serviço. São aproximadamente 9 quilômetros entre minha casa e meu serviço. Os quais me ajudam de diversas maneiras, dentre elas destaco a atividade aeróbica diária, a redução do estresse no trânsito e uma forma de me divertir enquanto me desloco para o trabalho.

Duas horas após o café da manhã, eu faço um lanche para não ir faminto para o restaurante na hora do almoço. Um lanche leve e livre de amidos, rico em fibras.

Por volta das 13 horas eu almoço. No meu almoço dou preferência por folhas cruas, legumes e verduras e carne branca. Evito alimentos ricos em amido e trigo.

Antes de regressar para casa, ainda faço dois outros lanches. Todos esses lanches eu preparo em casa e levo para o trabalho. Usando a prática que minha nutricionista me indicou de “Desembrulhar menos e descascar mais”.

Por volta das 19 horas, eu faço meu trajeto de volta para casa. De novo vou de bicicleta me exercitando e divertindo. O mais legal é ver a fisionomia dos motoristas parados no trânsito enquanto eu passo e vou embora com toda a tranquilidade do mundo.

Treinamento Funcional

20180413_1924073548468901622973160.jpg
Enter a caption

Toda terça e toda quinta, eu tenho o meu treinamento funcional acompanhado com um profissional de educação física que conhece da minha situação enquanto portador de Espondilite Anquilosante e que se preocupa em fazer um trabalho muito bom de fortalecimento muscular do core, costas e pernas para que eu tenha o suporte necessário para as minhas atividades diárias.

Mountain Bike

HelioFilhoMontanhaterapia1
Prática do Mountain Bike

Além dessa vida agitada durante a semana, eu pratico o que mais gosto com bicicleta que é o Mountain Bike nos finais de semana.

Realizo cicloviagens em alguns finais de semana que me proporcionam conhecer melhor o estado em que vivo e que passei a amar após a prática constante do Mountain Bike.

Outros finais de semana, realizo passeios e treinos pela região metropolitana de Belo Horizonte. Esses passeios me proporcionam conhecer muitas cachoeiras e cidades que eu jamais havia pensado em conhecer. É muito gratificante ver a riqueza natural que temos tão próximo da gente e que poucos valorizam.

Ciclismo em grupo

Toda segunda e toda quarta, eu me encontro com uma turma do grupo de ciclismo amador chamado Bike de Elite. O intuito desses passeios nesses dias é conhecer um pouco mais da cidade que vivemos e perceber a cidade de uma forma mais agradável, sem pressa e sem o estresse de um trânsito confuso e agressivo.

Às segundas, fazemos um pedal mais leve e que tem como intuito colocar mais pessoas pedalando conosco. Uma forma de incentivar que novas pessoas adotem a bicicleta como esporte e saiam do sedentarismo.

Os pedais de quarta-feira são um pouco mais desafiadores e voltados para ciclistas de nível médio. Nesse fazemos alguns desafios como subidas de morro ou distâncias um pouco maiores que de segunda-feira.

Como muitos estudos e médicos afirmam, a atividade física moderada é um grande remédio para qualquer ser humano. Para nós que temos Espondilite Anquilosante pode ser um grande diferencial para uma vida mais agradável.

Essa rotina me fez perder vários quilos e muita gordura corporal. Acredito que isso ajuda muito na minha condição de remissão da EA.

Eu optei por viver intensamente a vida e não a dor!

Um comentário sobre “Se sentir bem é um remédio

  1. Parabéns pelo seu esforço meu amor. Acompanho desde o início essa sua trajetória e percebo grandes resultados. E assim juntos vamos caminhando. ❤️❤️❤️

    Curtir

Deixe um comentário